Plastico é um saco!
Os malefícios que as sacolas plásticas trazem já foi um assunto muito repercutido pelos meios de comunicação durante os últimos anos. Devido sua composição, pode durar por séculos e, por isso, compõe cerca de 9,5% de todo o lixo brasileiro. Esse lixo não necessáriamente vai para aterros e outros lugares de descarte. Muitos vão parar em bueiros agravando as enchentes e muitos vão parar nos mares, sendo confundidos com peixes por tartarugas que podem morrer ingerindo-as.
Muito já foi feito para combater esse mal, como a busca pela substituição pelas sacolas oxidegradáveis nos estabelecimentos comerciais. Sacolas alternativas de pano ou rafia são vendidas próximos aos caixas de diversas lojas e medidas como dar desconto para quem não adere aos sacos plásticos.
Apesar do conhecimento, ainda continuamos consumindo absurdamente esses produtos e prejudicando o meio ambiente. Cada cidadão tem a possibilidade de ser um agente transformador e compactuar com a mudança. A simples substituição dos sacos por alternativas como levar sua própria sacola de pano ou então caixa de papelão, pode significar um grande avanço social.