Qual lâmpada escolher?
Há ainda muita dúvida quanto o assunto é a diferença entre uma lâmpada e outra.
Já perdi a conta de quantas vezes estive parada encarando lâmpadas e lâmpadas nas prateleiras na minha frente na loja. Qual escolher? Qual a diferença entre elas? Vem logo na cabeça que seu cunhado falou que tem uma mais econômica e uma professora do ensino fundamental disse que tem uma que polui mais. Naquele momento em que você está diante daquela quantidade de produtos, você nem lembra qual é qual.
Acontece que é bem mais simples do que parece. Se você pensar em questão sa evolução das coisas, você já tem uma suspeita que o modelo mais recente deve ser o melhor e o antigo, o pior, certo? Então, quais são eles?
Vamos te poupar da história por trás de cada uma e ir direto ao ponto de que a incandescente é a mais antiga de todas. Ela usa muita energia, o que a faz esquentar mais e durar menos. O ponto favorável dela é o preço - sendo a mais barata de todas -, entretanto, ela dura tão pouco que o custo a longo prazo se torna o mais caro.
Elas emitem muita luz e amarela, o que cansa a vista. Mas outro ponto favorável é a possibilidade de dimerização dela. Isso quer dizer que você pode controlar a intensidade da luz.
Já a fluorescente é o grande meio termo. Ela é mais cara que a incandescente, tem um preço a longo prazo mais barato e dura mais. Além disso, emite luz branca e possui uma variedade maior de modelos. Apesar disso, nem tudo são flores. Elas não podem ser descartadas de qualquer forma e poluem muito.
Agora temos a led, a mais sustentável! Ela não esquenta, é a que dura mais e também possui luz branca. O problema da led é seu preço ser o maior, porém, comparando com as demais, ela é a mais econômica a longo prazo. Ou seja, a mais ecológica e durável, ainda é a mais econômica!
Tendo isso em mente, é bem mais fácil escolher entre elas e não ficar vagando pelo corredor do mercado tentando lembrar qual é a melhor. E pra você lembrar bem, temos um infográfico comparando as três. Assim você nunca esquece na hora que tiver de comprar outra.